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Twitter: 140 caracteres para o sucesso nas eleições

Por Marcello Barbosa*

Um dos princípios fundamentais de uma bem sucedida campanha eleitoral é ter uma mensagem clara e direta, ou seja, sua proposta deve ser simples e objetiva, para que o eleitor não fique entediado em te ouvir e ao mesmo tempo entenda o que você está se comprometendo. Seguindo esta lógica, o candidato deve ter uma mensagem curta, uma mensagem breve que não faça o eleitor perder seu tempo precioso e ao mesmo tempo seja de fácil entendimento.

O mundo virtual segue a mesma lógica, as informações chegam a todo momento e de maneira rápida. E o Twitter é a ferramenta capaz de multiplicar uma mensagem curta, direta e clara do candidato para seu eleitorado.

O Twitter é uma rede social em forma de micro blog, que permite aos usuários enviar e receber mensagens pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como “tweets”).

Para compreender a importância do Twitter neste processo eleitoral, o primeiro passo é o candidato ou candidata ter um perfil nesta rede social personalizada com sua fotografia profissional e logotipos de sua campanha. Mas não adianta apenas possuir um perfil, é necessário alimentá-lo diariamente com informações de sua campanha, ter conteúdo e elementos que atraiam seu público, ou seja, seu eleitorado.

Outro ponto importante é a integração do Twitter com outras ações de marketing digital para que ele possa atingir o maior número de pessoas possíveis. Integrá-lo ao Facebook, Instagram, Snapchat e principalmente ao seu site ou blog. Algo imprescindível é divulgar seu twitter não apenas na Internet mas em seu material impresso, como cartões de visita, santinhos, jornais, panfletos e outros.

Além de ser uma ferramenta para multiplicar as mensagens curtas do candidato, o Twitter pode ser utilizado como um espaço para que o internauta possa apresentar ideias ao candidato. Uma dica é tornar o Twitter em uma plataforma colaborativa, ou seja, um espaço de construção dinâmica de apontamentos para as propostas do candidato.

Para um bom rendimento do marketing político e eleitoral no Twitter é importante ter uma estrutura com pessoas capacitadas na veiculação da mensagem do candidato mas também no monitoramento do que está sendo feito e das reações dos internautas. Não basta “twittar”, escrever, sem o devido acompanhamento e monitoramento destas ações e uma interação com o seguidor. O Twitter é a imagem do candidato, se utilizado de maneira errada, o candidato pode ter enormes prejuízos eleitorais.

Outro fator determinante para o bom uso do Twitter é ele ser utilizado para o debate virtual, onde o candidato pode confrontar suas ideias com pessoas que pensam diferente dele ou estão indecisas em quem votar. Com o monitoramento profissional do “clima” no Twitter, o candidato também pode ter acesso a novas ideias, melhoram suas propostas e avaliar sua reputação virtual, entender como as pessoas estão enxergando sua candidatura.

Talvez você esteja pensando: “Mas eu já tenho o Facebook, não preciso do Twitter”, lembro que a disputa política acontece através da disputa de espaço, se você optar por não participar do Twitter, outro candidato vai ocupar este espaço, por isso ocupe-o também!

*Marcello Barbosa é Diretor Executivo na Agência Floriano Comunicação Integrada e Diretor Responsável do Portal Região em Contexto.